Descobrindo nosso corpo, descobrindo novas emoções.

A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para crianças. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio corpo e no corpo do outro, fizeram do assunto um tabu e algo que “não é conversa para crianças” contribuindo ainda mais na imaginação de cabecinhas ansiosas por informações.
Hoje em dia tanto pais quanto professores ficam preocupados quando tem que falar sobre este assunto com seus filhos e alunos.
Nossas crianças e adolescentes têm muitas perguntas e dúvidas sobre sexualidade por isso desenvolveu e está finalizando nosso Projeto de Educação sexual, com os alunos do fundamental II. Abordamos temas como primeiro beijo, a descoberta do 1º amor, as mudanças do nosso corpo entre outros assuntos através de bate-papos, filmes, apresentações em Power point, dinâmicas e palestras com a psicóloga Solange.
Imagem
Nossos objetivos principais foram:
Preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações;
• Entender a importância da educação sexual;
• Buscar uma prática mais reflexiva para que os tabus sejam quebrados;
• Ajudar os alunos a superarem suas dúvidas, ansiedades, angústias, pois “A criança chega na escola com todo tipo de falta de informação e geralmente com uma atitude negativa em relação ao sexo. As dúvidas, as crendices e posições negativas serão transmitidas aos colegas”. (SUPLICY, 1983);
• Apresentar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano.
Projeto Elaborado pela professora de Ciências Liliane Ferreira Sambini.
Esse post foi publicado em Memória 2012 e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Descobrindo nosso corpo, descobrindo novas emoções.

  1. Leandro Cruz disse:

    Nessa fase é realmente curioso e interessante descobrir nosso corpo, duvidas surgem a todo momento, e não existe lugar melhor para tirar essas duvidas do que na escola e no ambito familiar…Parabéns pelo trabalho!!!

Deixe um comentário